terça-feira, 8 de maio de 2012

O Reino De Deus No Coração De Criança: Pureza


Jesus Cristo dizia que o Reino de Deus, a integração cósmica entre o homem e seu Criador, ocorreria apenas dentro do coração. E não seria dentro de qualquer coração: apenas quem se dispusesse a receber o Reino do Pai das Luzes como uma criança, realizaria, de fato, a integração cósmica com o Onisciente. 

Quando a pessoa  realiza o Reino de Deus dentro de si, inevitavelmente seu coração vai, pouco a pouco, adquirindo uma qualidade rara no mundo moderno mas facilmente observável no comportamento daqueles que realizaram o Reino dentro do coração: a pureza. 

Viver a vida com pureza é, numa definição simples, ter pensamentos puros, palavras puras e gestos iluminados de pureza. Nada de querer levar vantagem em tudo, olhar sempre malicioso para pessoas e situações, julgamentos tendenciosos, fofoca e maledicência, sarcasmo, ironias, piadas inconvenientes e outras mazelas de uma mente contaminada pela torpeza. Tais coisas não passam no filtro de pureza da pessoa que realizou dentro de si a integração cósmica e crística que é o Reino de Deus. Voltar a ter um coração como o de uma criança é a maior dádiva a que deve aspirar qualquer adulto. Não se trata de infantilismo, nem de comportamento infantil. É pureza e simplicidade a iluminarem o pensar, o agir e o falar. Não adianta procurar a pureza dentro do seu templo religioso: correrá você o risco de não encontrá-la nem mesmo no líder espiritual daquela comunidade de fé. Mas não desanime se não a encontrar em muitas pessoas: sua tarefa é ser a pureza que você quer ver nos outros. Torne-se uma pessoa com o pensamento mais puro; logo suas palavras e ações irão refletir seu pensamento. Você, então, estará se tornando a pureza que espera nos outros. E dentro do princípio univérsico de que semelhante atrai semelhante, pessoas com o pensamento puro começarão a se aproximar de você. 

As Escrituras testemunham a alegria do homem e da mulher que não se deixam atrair pela roda de conversa maledicente e maliciosa:

"Como Deus deve gostar de você: você não aparece no Bar do Pecado, você não anda à espreita do Beco Sem Saída, você não frequenta a Escola dos Desbocados!" (Salmo 1.1, "A Mensagem", de Eugene Peterson)

Pureza de quem realizou o Reino de Deus dentro do coração produz isto: o afastamento de pessoas que vivem na malícia de prejudicar os outros, em pensamento, palavras ou gestos.


Pureza é uma palavra tão linda. Linda como uma borboleta descansando suavemente no dedo de uma criança que a olha com o deslumbramento que só as crianças possuem. E os poucos adultos que deixaram o coração ser transformado por Deus. As crianças, e esses adultos, podem ter a esperança de uma borboleta escolher seu dedo para pousar um dia. Como se fosse o próprio Deus sentindo o cheiro da pureza de seus pensamentos e, na forma de uma borboleta, suavemente dar o ar de sua graça num instante de poesia cósmica: a delicadeza de uma borboleta faz coro junto à pureza de um coração. Juntos, tocam uma canção que Deus compôs através de um coração puro. Puro como o de uma criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário