quinta-feira, 31 de maio de 2012

Segura Nas Mãos De Deus



Segura Nas Mãos De Deus

O que será que significa a expressão "segurando nas mãos de Deus" ? Creio que os livros históricos da Bíblia, tantas vezes esquecidos em nossas leituras, trazem-nos preciosas lições sobre a vida, pois o povo de Israel tinha com Deus uma relação baseada na atuação Dele na história. Para os antigos hebreus, Deus era um Deus que agia na história do seu povo, bem como na vida particular de cada um que se dispusesse a buscá-lo e ouvi-lo.

Assim também é conosco. Deus age na história da nossa vida, e muito mais age e abençoa na medida e que a pessoa se dispõe a ouvi-lo.

Foi o que ocorreu com um homem chamado Josafá, rei de Judá, cuja história está narrada no capítulo 20 de Segundo Livro de Crônicas. Nessa história, podemos aprender o que significa segurar nas mãos de Deus!

Dois povos uniram-se para atacar Judá. Os dois exércitos, juntos, iriam esmagar o povo de Deus, bem inferior em número e armamento. A situação apareceu de forma inesperada e imprevisível, como tantos problemas e contratempos que enfrentamos na vida: não esperamos e não conseguimos prever.

Josafá, então, teve medo. Não negou seus sentimentos, nem tentou racionalizar seu medo e parecer, ao povo, mais forte do que era. Pelo contrário, expôs ao povo sua angústia. Porém, antes disso, ele a expôs a Deus.

Derramando sua alma perante Deus, Josafá reconhece que seu exército não tem a menor chance contra os reinos que se reuniriam para atacá-lo. Reconhece a grandeza e soberania de Deus, e evoca, ou seja, lembra-se de outras ocasiões em que Ele derramou bençãos sobre seu povo. Com temor e humildade, ora ao Pai Celestial de forma objetiva: ele quer o livramento naquela batalha, ou seja, a vitória de Judá! Contudo, ele confessa a Deus o seu desespero: "...Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer, porém nossos olhos estão postos em ti." (2 Crônicas 20.12)

Na sequência Deus ouve sua oração e, através de um profeta, lhe passa instruções, que Josafá seguiria à risca. E Deus diz a Josafá: "Fique tranquilo, a partir de agora, essa batalha é minha."

Josafá, então, entrega aquele problema inteiramente nas mãos de Deus.

Ao final do episódio, vemos Deus confundindo os exércitos inimigos de Judá, de forma que eles destruíram a si próprios, sem que nenhum homem do exército de Josafá precisasse lançar mão da espada! Um livramento milagroso, uma vitória poderosa, uma bênção para Josafá e seu povo, dada por Deus em face da busca de um homem em desespero e com o coração cheio de fé. E , por muito tempo, Judá teve paz em seu Reino, pois os povos vizinhos temeram o Deus daquele povo pelo seu grande feito em vencer, por eles, aquela batalha. Um coração desesperado e honesto diante de Deus: eis um terreno fértil para o aperfeiçoamento de uma fé que comove o coração do Pai das Luzes!

Josafá buscou a Deus com o coração cheio de medo e angústia, mas buscou a Deus, ao invés de confiar em sua própria força apenas. Sua busca, sua oração, foi sincera. Sincero também ele foi quando disse a Deus que não sabia o que fazer para livrar seu povo.

A sinceridade de Josafá diante de Deus, bem como sua fé e disposição em obedecer às instruções Dele, são preciosas lições que devemos aprender em nossa jornada espiritual.

Há momentos na vida que sentimos medo e angústia, diante de situações que nos escapam completamente ao controle. Há ocasiões em que, diante de um problema, uma batalha, nada mais podemos fazer.

Esse é o momento de orar e buscar a Deus como fez Josafá: com humildade e fé. Recebendo de Deus uma palavra, para fazer ou deixar de fazer algo, devemos estar dispostos a obedecer. E, então, entregar a Deus a razão da nossa angústia, como fez Josafá. Enfim: deixar que Deus faça, por nós ou conosco, o que não podemos fazer sozinhos.

Em Romanos 8.28 está escrito que "todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus."

Diante de uma situação em que nada podemos contra algo que parece maior do que nós, devemos lembrar que nada pode ser maior do que Deus. E, com fé, caminhar segurando nas mãos do Pai Celestial, como fez Josafá diante de uma batalha que, sem Deus, ele jamais venceria sozinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário