13 de julho de 2012
Safári de formigas
Provérbios 6:6-11
Vai ter com a formiga, […] considera os seus caminhos e sê sábio. —Provérbios 6:6
Provérbios 4–7
Em seu livro Adventures Among Ants: A Global Safari with a Cast of Trillions (Aventuras Entre as Formigas: Um Safári Global com um Elenco de Trilhões), o autor Marcos Moffett reflete sobre a sua fascinação por formigas no início de sua infância — um interesse que não se extinguiu quando ele cresceu. A preocupação de Moffett o estimulou a defender uma tese de doutorado na Universidade Harvard e, em seguida, a embarcar numa viagem ao redor do mundo como especialista no assunto. Seus estudos lhe proporcionaram uma maravilhosa compreensão sobre essas criaturas laboriosas.
Muito antes de Moffett descobrir as maravilhas do mundo das formigas, as Escrituras mencionaram sobre a engenhosidade e a ética de trabalho desses minúsculos insetos. O sábio rei Salomão as usa como um exemplo de trabalho para os que tendem à preguiça: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento” (Provérbios 6:6-8).
As maravilhas da criação de Deus são ilustradas quando Deus usa as Suas criaturas para nos instruir. Com a formiga aprendemos a importância do planejamento prévio e o armazenamento de provisões para o futuro (30:25). Deus incorporou lições espirituais na própria natureza, e nós podemos aprender com criaturas tão minúsculas quanto uma formiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário